ESTRUTURA

Bibliotecária responsável : Vera Mariza Chaud – CRB/8 - 2567


INFRAESTRUTURA E INSTALAÇÕES ACADÊMICAS

Cada uma das faculdades mantidas pela Fundação Educacional de Ituverava (FE) possui sua própria biblioteca. Desse modo, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) possui sua biblioteca setorial, localizada no Campus I, enquanto a biblioteca da Faculdade "Dr. Francisco Maeda" (FAFRAM), está localizada no Campus II e a Faculdade São Joaquim da Barra (FAJOB) no Campus III.

Apesar de serem espaços distintos, com acervos próprios, as bibliotecas são acessíveis a todos os alunos matriculados em quaisquer dos cursos oferecidos pelas mantidas da FE. Sendo assim, ainda que sucintamente, proceder-se-á à descrição de ambas.


Espaço Físico

a) Campus I:

BIBLIOTECA DA FFCL/FE
DESCRIÇÃO QTDE ÁREA m2

Acervo

1

200 m2

Sala de leitura

1

120 m2

Sala de estudo em grupo

6
2

7,62 m2
7,28 m2

Sala de prática pedagógica

1

25,59 m2

Box para estudo individual

20

24 m2


b) Campus II:

BIBLIOTECA DA FAFRAM/FE
DESCRIÇÃO QTDE ÁREA m2

Acervo

1

172,20 m2

Sala de leitura

1

333,20 m2

Sala de estudo em grupo

8

7,84 m2

Sala da Bibliotecária

1

9 m2

Box para estudo individual

36

43,20m²

 

c) Campus III:
 

BIBLIOTECA DA FAJOB/FE

DESCRIÇÃO

QTDE

ÁREA m²

Acervo

2

20 m²

Sala de leitura

1

20 m²

Sala de estudo em grupo

1

9 m²

Box para estudo individual

10

12 m²

 

ORGANIZAÇÃO

As Bibliotecas da Fundação Educacional de Ituverava têm a finalidade de apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela instituição.

A habilidade em fazer pesquisa em bibliotecas começa com a compreensão de como elas são organizadas e com a familiaridade na utilização dos seus recursos.

Para isso, durante a recepção dos alunos ingressantes (Semana do Calouro), é feita uma apresentação da Biblioteca e dos serviços que ela oferece. Na primeira visita às instalações é distribuído o Guia do Usuário (disponível também online), organizado com o objetivo de informar as funcionalidades e os serviços disponíveis, e esclarecer as formas de acesso e obtenção de documentos; oferece, ainda, diretrizes para a elaboração e normalização de trabalhos científicos e/ou acadêmicos, utilização do acervo e demais serviços disponíveis à comunidade de usuários.

O acervo da Biblioteca está organizado por Assunto segundo o Sistema de Classificação de Dewey – CDD. e disponibilizados em estantes identificadas.

Os Autores são identificados pela Tabela Cutter-Sanborn;
Catalogação - AACR2

O acervo está totalmente informatizado e sistematicamente organizado no Banco de Dados Biblio’s FE, que permite gerar relatórios, estatísticas e, principalmente, a recuperação rápida e precisa das informações;

A recuperação da informação pelo usuário é feita via web, disponível em: 
https://biblioteca.feituverava.com.br/index.php#acervo-fisico

Permite a Busca do acervo por Autor / Título / Assunto e por tipo de material.

Acesso às Referências das obras e documentos do acervo elaborados segundo a ABNT – NBR 6023.

Base de Dados Cadastral dos usuários contendo os vínculos institucionais e dados pessoais para transações de empréstimo e reserva de material (on-line).

A Biblioteca participa dos Sistemas de Comutação Bibliográfica – COMUT. BIREME. BIBLIOTECA VIRTUAL DE SAÚDE (BVS) e outros por meio da CBBU.

Acesso direto aos principais jornais e revistas on-line nacionais e internacionais.

Indicação e acesso direto aos principais periódicos científicos on-line selecionados por área do conhecimento.

A Fundação Educacional de Ituverava em convênio com a Pearson Education do Brasil Ltda (Biblbioteca Virtual 3.0) e com a VitalSource (Minha Biblioteca) disponibiliza em https://biblioteca.feituverava.com.br/index.php#acervo-digital mais um serviço de alta qualidade, oferecendo, na íntegra, acesso a um acervo digital a milhares de títulos em mais de 50 áreas de conhecimento, por meio de uma BIBLIOTECA VIRTUAL.

O serviço consiste em uma seleção de títulos universitários, disponíveis pela Internet para leitura em tela, além de oferecer outros recursos, como: impressão, organizador de páginas e anotações. Atenderá a alunos, professores e técnico-administrativos de todos os Campi da FE e aos cursos de Educação a distância.

A biblioteca desenvolveu um tutorial para apoio aos docentes e discentes quanto a utilização das bibliotecas virtuais.

Indicação de outros livros on-line em Base de Dados de arquivos abertos, obras de Domínio Público e Audiolivros para necessidades especiais e interessados.

Os computadores da biblioteca, disponíveis para os usuários, permitem acesso à Internet em tempo integral e Wireless para notebooks e outros aplicativos.

Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos devidamente registrado junto à CONEP (N.5405) e a publicação dos periódicos científicos Nucleus - Multidisciplinar (Print ISSN 1678-6602; ISSN on-line 1982-2278; DOI Prefix 10.3738/19822278) e Nucleus Animalium – Medicina Veterinária e Zootecnia (Print ISSN 198-4879X; ISSN on-line 2175-1463; DOI Prefix 10.3738/19822278) estão vinculados diretamente aos serviços da Biblioteca.

Manual para elaboração e apresentação de monografias impresso e on-line, com a finalidade de atender as necessidades dos alunos concluintes dos cursos de graduação e pós-graduação e tornar verdadeiro o exercício de iniciação científica.

A Biblioteca possui uma Gráfica cadastrada no ISBN com Prefixo Editorial 63166.
Possui Mapoteca.


ACESSIBILIDADE

A Fundação Educacional de Ituverava desenvolve diversas ações para favorecer a inclusão dos acadêmicos e outros com necessidades educacionais especiais.

As Bibliotecas estão devidamente preparadas para receber e atender usuários com necessidades especiais, agindo de acordo com a Lei 10.098, de 10 de dezembro de 2000.

Dessa forma oferecem disponibilidade de conteúdo e apresentação da informação em formatos alternativos:

• Computador com softwares específicos para pessoas com deficiência visual;
• Computador equipado com Windows, cuja Lente de Aumento permite ampliar os caracteres;
• Audioteca - acervo em áudio (livro-falado) e impresso em Braile;
• Publicações on-line voltadas para Educação Especial;
• Bibliografia especializada disponível no acervo;
• Professor de apoio em Libras;
• Fantoches - inclusão
• Dicionário de Libras

EDUCAÇÃO ESPECIAL

AUDIOTECA

LIBRAS


POLÍTICA DE ATUALIZAÇÃO

A Política de Atualização reserva especial papel às sugestões e indicações dos docentes, aptos a determinar as obras necessárias aos cursos, e, também, aos discentes, que são os primeiros a identificarem as necessidades e eventuais falhas e carências. O acervo é atualizado periodicamente durante todo o ano.


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

As Bibliotecas da Fundação Educacional de Ituverava têm seus horários de funcionamento:
De Segunda a Sexta-feira
Das 7:00 às 22h:30m.

Aos Sábados
Das 08h às 16h


SUGESTÕES

As sugestões, dúvidas e reclamações podem ser feitas pelo e-mail

biblioteca.fei@feituverava.com.br