G.A.A. GESTÃO DO ACERVO ACADÊMICO – FE/FFCL
Vivemos cercados de informações em múltiplas formas e provenientes de várias origens e meios. Esta pluralidade exige que criemos estratégias para transformar dados em informação e organizá-las e gerenciá-las de maneira segura e com rápida recuperação.
O G.A.A. da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (FFCL) é composto pelo conjunto de documentos ligados às atividades acadêmicas produzidos e recebidos na instituição; responsável pela captura, organização, manutenção, guarda, conservação, fácil acesso e pronta consulta do Acervo Acadêmico (AA). A sua estrutura é definida pela Portaria N° 1.224 de 13 de dezembro de 2013 para atender os órgãos reguladores, nas atividades de regulação, avaliação e supervisão pelo MEC. Observadas complementarmente as Portarias: Portaria MEC nº 315, de 2018, que passa a vigorar com a alteração - Art. 45. nos termos do art. 104 do Decreto nº 9.235, de 2017, conforme Código e Tabela aprovados pela Portaria AN/MJ nº 92, de 2011; e Portaria nº 360, de 18 de maio de 2022.
Depositário do Acervo Acadêmico
Nomeada junto ao Ministério da Educação, como Depositário do Acervo Acadêmico - DAA, a colaboradora/bibliotecária Vera Mariza Chaud, é responsável pela guarda, conservação e manutenção do Acervo Acadêmico da FFCL, que nos termos da Portaria Normativa nº 1.224/2013 instituiu procedimentos em consonância com as normas constantes no Código de Classificação de Documentos de Arquivo Relativos às Atividades-fim das Instituições Federais de Ensino Superior (art.16 da LDB – sistema federal de ensino compreende: [...] II- as Instituições de educação superior criadas e mantidas pela iniciativa privada) e na Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo (Anexo I) que estabelece os prazos de guarda, destinações finais e demais observações pertinentes ao tema. O Acervo Acadêmico poderá ser consultado a qualquer tempo pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).
Plano de Ação:
O gerenciamento do AA preza pelo atendimento eficiente, eficaz e ético das demandas dos órgãos governamentais, bem como às necessidades internas da instituição, que visa regular a digitalização e gestão de todos os documentos envolvidos nos processos de suas atividades-fim. Dessa forma, o Plano de Ação fica assim definido: (1) construção de um prédio para abrigar os documentos e gerir as operações técnicas; (2) organização e triagem dos documentos; (3) definição das políticas de arquivamento e tramitação dos documentos; (4) instalação e customização do sistema de gerenciamento e fluxo dos dados – Acadêmico – SISTEMA GENESI e demais arquivamentos –Repositório Institucional (sistema DSpace); (5) Computadores e copiadoras (scanner); (6) digitalização; (7) arquivamento atendendo os critérios da Tabela de Temporalidade disponível no SIGA- http://www.siga.arquivonacional.gov.br/images/codigos_tabelas/portaria_n0922011_tabela_de_temporalidade_e_destinao.pdf (8) produção de novos documentos integrantes do acervo acadêmico em suporte digital a partir de 1º de agosto de 2022.
Comissão Permanente de Avaliação de Documentos: Vilma de Lima Barreto; Alessandra Pereira Nascimento; Antônio Luís de Oliveira.
Colaboradores: Marcos Gibaile Júnior; Érica Menani Oliveira; Clarissa Borges Rocha Pereira.